você nunca faz nada

Você acorda cansada. 
"Tem pão francês, você quer?" 
Importa? Na verdade a pergunta já deixou de ser "você quer?" faz tempo. Devia perguntar "Você aceita?" 
Não aceito. 

Uma tarde de agosto pode mudar sua vida. Seja deitando no banco e sentindo o sono chegando enquanto você observa as palavras entrando pelos seus ouvidos e saindo de sua boca como as ondas na beira da praia, seja indo no mercado e esperando 4 minutos pro pão de queijo sair fresquinho. 

Você chega na conclusão de que quer tudo, e isso não combina contigo. Te estressa. Não sabe o que quer de faculdade, na verdade. Pensa que já teve um blog, um podcast, tentou dirigir curtas, já fez tudo tudo. Percebe que quer fazer a faculdade de todas as coisas na UNItudo 
Quer trabalhar numa livraria na Itália, quer abrir um café-bar 
Ou então um cine- restaurante onde as pessoas pedem comida silenciosamente enquanto assistem um filme cult. Quer ser artista plástica, quer ser escritora. Quer tantas, tantas coisas.
Fica nervosa de ver gente que não quer nada, quando você quer tudo. 
Decide que quer jantar comida mexicana, italiana, havaiana, tudo junto hoje, mas também quer manter a dieta saudável de 1500kcal por dia. Quer ir treinar mas quer cochilar, porque acordou cansada. O tempo passa. Te restam algumas horas de "nada". Quer ver aquele filme mas também quer ler aquele livro. Quer ler clarisse lispector mas tambem quer ler um romance bobinho.Quer pegar leve consigo mesma mas também quer ser sua melhor versão.

E então, percebe que toda a vida é uma escolha. Mesmo as coisas simples. Mesmo as poucas-coisas. E escolha implica fazer uma coisa e não fazer outra. Que injusto. Eu queria fazer tudo.
.
Você queria estudar mais mas você não aguenta estudar mais. Você queria pausar a própria vida mas sente que cada dia é um desperdício. Você quer fazer coisas novas mas mal mantém as que já estão em suas costas. Nunca vai ter tempo para fazer tudo, nem que viva 120 anos. É como se sua vida fosse um fardo, chega da escola e tira o uniforme como se fosse uma farda, como se pesasse 5 quilos, deita na cama e pensa em escrever, e o faz. Mas talvez um pouco devagar demais. Poderia economizar mais tempo se economizasse nas palavras. Ah sim, faria isso. Porque viraria "pq". Vírgulas também são descartáveis. Só assim, economizando tempo, escreveria tudo que pensa em 20 minutos e sobraria tempo pro resto do tudo. Vc decide comecar a economizar tempo. 
Vc escreve rápido rápido você come rápido tão rápido que as vzs a sua garganta reclama mas vc ainda ganha tempo 
Vc le clássicos enquanto espera a carona e ganha tempo tempo tempo você dorme 1 hora mais tarde pq está economizando tempo e acorda em cima da hora engole o café da manhã e ainda assim chega antes do professor na escola. Isso de economizar tempo é maravilhoso.
Não passa mais tempo com sua família pq o nome já diz: e tempo. Não assiste filmes que fulano ou ciclano acham ruim, são perda de tempo. 

No fim do dia você vai dormir e percebe que seus minutos economizados somam 1 hora. Bom trabalho. Agora você já pode começar a montar seu café-bar, ou procurar seu primeiro emprego ou aprender um novo idioma. Porém, agora que você tem o seu tão amado tempo, percebe que de tudo que você quer e sempre quis, o que te resta é o que você quer menos.



(Você volta pro carro com uma sacola em cada mão e escreve um texto inteiro na sua cabeça durante o caminho)

Comentários

Postagens mais visitadas